terça-feira, 23 de agosto de 2011

XV MEIA MARATONA DO RIO DE JANEIRO - Por Graça Araújo

Decidi correr a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro para provar para mim mesma que não foi mera casualidade ter concluído minha primeira meia maratona que foi a Maurício de Nassau. O fato é que nunca me pareceu tão difícil disputar uma corrida como dessa vez. Ter corrido a São Silvestre, a Meia Maratona Maurício de Nassau e a corrida pelas ladeiras de Fernando de Noronha não bastou para aumentar minha confiança. Treinei pouco e ainda fiquei gripada poucos dias antes da corrida.

A passagem já estava comprada e o hotel reservado quando bateu o desânimo. O fato de ter me comprometido com as amigas Isa e Julianne me forçou a encarar a empreitada . Apesar de terem ido ao Rio de Janeiro só para passear, foram muito solidárias comigo. Enfrentaram uma fila quilométrica para pegar o kit da corrida, dormiram cedo no sábado, véspera da prova, Isa foi cedinho comigo para a concentração e as duas me esperavam na chegada para tirar fotos.
 
Interessante esse Rio de Janeiro. Lá a previsão do tempo funciona mesmo. Todos os taxistas que encontramos nos avisaram que iria chover no dia da prova,cuja largada estava prevista para as nove da manhã. Eu torcia para que São Pedro tivesse piedade e não dexasse o sol aparecer.
Quando acordamos as seis da manhã do domingo o primeiro olhar foi para o tempo. E não é que fazia frio e chovia no Rio de Janeiro? Primeiro obstáculo superado. Café da manha, nem tão reforçado assim (lembram que engordei na São Silvestre com essa estoria de muito carboidrato para aumentar a energia)e fomos para a concentração na Praia de São Conrado. Ainda não estava tranqüila, afinal não queria apenas completar a prova. Queria mais. Queria reduzir meu tempo.



Começa a corrida, que teve a participação de dezenove mil pessoas. Gente que veio de todas as parte do Brasil e do mundo. Mesmo com um longo trecho de subida não fiz feio não. Dois quilômetros depois já sabia que não sofreria danos, principalmente pela gripe.
Sobre corridas ,temos algo a aprender com os cariocas. A corrida é uma atração que os leva para as ruas, só para estimular os corredores. Esse comportamento independe da classe social. Passando pela Favela da Rocinha, estímulo dos moradores. Leblon, Ipanema, Copacabana, 'também... Crianças, jovens, adultos, idosos,ricos e pobres. Todos vão nos ver e nos estimular a concluir a prova. Assim é fácil chegar. Ainda mais sabendo que Isa e Julianne estavam lá esperando por mim pra tirar fotos e elogiar minha performance. Estou no avião,voltando feliz para casa. Ainda não sei meu tempo. Assim que souber eu conto mas, a esta altura, é o que menos me importa.

Mais uma MEIA... Mais uma medalha!!


Elite feminina

Largada

Isa, Graça e Julianne
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

** Graça, me permita a intromissão no seu relato para divulgar seu incrível tempo: 02:05.31   >> 18º na faixa  >> 776º no geral, de um total de 2380 corredoras.
Beijos e parabéns pela excelente corrida!
Mônica
         

7 comentários:

irmascordeiro disse...

Graça!

Parabéns por mais uma Meia Maratona concluída... Já tô lhe vendo querendo correr uma full maratona, já que você adora desafios.
Sua amiga aqui vai lhe aperrear pra isso acontecer.

Valeu pelo post!! É uma honra ter você, novamente, como "correspondente" do nosso Blog.

Domingo que vem nos encontraremos na Corrida da Caixa.

Beijos e bons treinos!
Mônica Cordeiro

DricaPeixoto disse...

Graça, uu não estava inscrita, tenho uma Meia em Buenos Aires no início de setembro, mas aproveitei o clima da Meia e fui fazer meu longão ... fiz 15km torcendo e vibrando por cada atleta que estava participando daquela prova mágica. Essa foi a minha primeira Meia, completei no ano passado.

Parabéns pela medalha, ela é muito linda! Acho que é a mais linda de todas as edições dessa prova.

Beijos!

Anônimo disse...

Graça,
Parabéns! Ano passado estive no RJ e fiz a Meia Maratona. A cidade é linda. O que mais impressiona é o povo aplaudindo os atletas de São Conrado ao Aterro do Flamengo.
Valeu!
Gilmar
www.fotocorridagilmar.blogspot.com

BALEIAS disse...

Parabéns Graça. Essa prova é incrível, já experimentei 4 vezes e o clima e mágico. Então, com a meia maratona consolidade, resta avançar.... Te vejo nas pistas das maratonas na companhia de Mariana que também já consolidou essa distância. Abraço do tamanho do coração Baleias porque amiga de nossas amigas são nossas amigas também. Miguel Delgado.

irmascordeiro disse...

Graça
Adorei seu relato. Deu uma saudade danada de correr por lá. Mas você voou baixo mesmo. Que tempo incrível. Te vejo nas próximas corridas pra levar chinelo de você de novo. Abraços Mariana Cordeiro

DricaPeixoto disse...

E tinha como esquecer de Tabira? Jamais!

Beijo enorme!

Fabiana Amorim disse...

Uau, foi excelente! Acho que vi Graça no Health Team... Ela não será mais colega de equipe? :-)
parabéns!
bjs.

bora21.wordpress.com