segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A SÃO SILVESTRE POR GRAÇA ARAÚJO

DIÁRIO DE UMA CORREDORA ESTREANTE NA SÃO SILVESTRE

30.12.2010

Estou começando esta que deve ser uma das experiências mais incríveis da vida de um corredor “ iniciante”: conhecer a São Silvestre. Ainda no avião encontrei Ricardo Dubeux, um maratonista , que também irá correr a São Silvestre junto com o filho de quinze anos que, como eu, vai estrear na competição. De Ricardo , que já correu várias vezes a São Silvestre, ouvi algumas dicas importantes sobre nutrição e cuidados na hora da largada, afinal são mais de vinte mil pessoas largando ao mesmo tempo. Algumas educadas, outras nem tanto… Enfim , a sugestão de Ricardo é largar bem atrás , quando os apressados já se foram.

A conversa boa encurtou a distância e daqui a pouco já estava desembarcando no aeroporto de Guarulhos , nessa cidade grande onde vivi quase toda a minha vida. Já desembarquei aqui várias vezes mas esta era diferente! Tinha dois pares de tênis na bagagem . Minha irmã Conceicão e meu sobrinho Alan Jonnes que moram aqui em São Paulo se encarregaram de apanhar o meu kit e aí veio a decepção… A medalha já estava lá ! É a primeira vez que isso aconteceu na minha curta carreira de corredora. Não preciso nem dizer que isso virou motivo de chacota . O mínimo que escutei foi “ você nem precisa correr a medalha já esta aqui”. A justificativa dos organizadores é que o número de inscritos é muito grande e a logística de entrega do chip e o recebimento da medalha no final da competição fica muito complicada. Tinha que fazer essa mudança justo este ano que vou estrear na competição ? Corredor que é corredor sabe o prazer que dá esse momento, o ritual. Deixei o assunto medalha pra lá e tratei de ir conhecer cada metro dos quinze quilômetros por onde vou passar amanhã, se Deus quiser…


Medalha Antecipada



 
O roteiro é desafiador. Nada como a brisa e a paisagem dos 8 quilômetros da orla da zona sul do Recife, onde treinei para a corrida. Na verdade fiz um grande esforço para olhar com os olhos e o coraçao de Caetano Veloso o cruzamento da Av. Ipiranga com a Av. São João , quando já terão sido percorridos três quilômetros do roteiro que começa na Av. Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo. É triste constatar como está degradada a parte velha da capital Paulista. Só não é pior que a do Recife,onde muitos prédios ameaçam desabar. Felizmente já há comentários por aqui de que os organizadores da São Silvestre planejam mudar o roteiro da corrida de forma que ela possa contemplar o Parque do Ibirapuera e colocar um pouco mais de verde em nosso caminho , além de possibilitar a participação de mais competidores porque o número é limitado a 21 mil atualmente porque a Av. Paulista não comporta mais do que isso.


Todos os atletas da elite que foram ouvidos concordam que a corrida era melhor quando acontecia a noite mas interesses comerciais impuseram a eles ( ou impuseram a nós? ) a aridez do asfalto e do sol ao longo do percurso.


Meu treinador , Paulo Montanha , até me instruiu para que tomasse muita água e dormisse cedo na véspera da corrida. Tomar água foi muito fácil dormir cedo nem tanto assim. Quem disse que eu conseguia relaxar e tirar da minha cabeça a imagem dantesca dos 2 km de ladeira da Av. Brigadeiro Luis Antonio? Não sei que horas foi mas seguramente já era madrugada quando eu consegui dormir.


31.12.2010- DIA DA CORRIDA

Não seguí a recomendação de ninguém e só acordei as nove da manhã. Café reforçado e vamos a Paulista conhecer o local da largada para não haver surpresas.

A tensão não me largava, afinal, tudo que tinha ouvido até aquele momento era que estava por vir a corrida mais difícil da minha vida.
Hora do almoço e fui novamente seguir as recomendações: macarrão, que eu não comia ha séculos… Tres horas depois ir para a concentração . Começava aí o meu encontro com a “verdade”sobre a São Silvestre.

Alan Jonnes, sobrinho e fotógrafo de Graça


Eu minha família e milhares de pessoas na avenida Paulista. Só corredores eram 21 mil. Torcedores então…Nem dava pra contar…


Graça e a irmã Conceição


Agua à vontade, banheiros químicos, figuras fantasiadas, recomendações e eu só pensava na Brigadeiro Luís Antônio. Emocionante a hora da largada, preferí ficar atrás. Deu certo, não fui atropelada.


Irreverência




Corredores fantasiados



 
Começa a descida da Consolação. Primeira recomendação não seguida. Apertei o passo mesmo sendo uma descida. Foi multidão na frente, atrás e ao lado durante todo tempo. Uns correndo bem ,outros muito lentos… O melhor momento da prova foi entre o km 4 e 6 km onde está o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. Os moradores do entorno fizeram imensas faixas para nos informar que o Brasil havia conquistado o primeiro lugar no masculino, depois de três anos, com o tri-campeão , Marílson Gomes . Foi uma festa! Pensei comigo: terei que voltar à São Silvestre anos seguidos com o meu pezinho quente para que o Brasil não deixe de ganhar, como aconteceu nos últimos três anos.


Mas a Brigadeiro Luis Antônio ainda estava por vir. Aí caiu outro mito da São Silvestre. Não é tudo aquilo que falam. Fácil ? Não é. Impossível? Muito menos. A torcida dá força. Os mais dispostos comandam gritos de ordem e, quando você menos espera, chegou!


Concluí que minha São Silvestre nunca será igual a sua, nem a de ninguém. Quer saber? Faça a sua corrida sem temer tanto, sem comer tanto, sem superestimar tanto a competição. Só o treino é indispensável . Só a satisfação é comum a todos que completam o percurso e, pelo que ví , todos completam. Cada um do seu jeito, como tem que ser tudo na vida, inclusive na São Silvestre. Ano que vem estarei de volta. Quem sabe até com patrocínio.
Agora vou me dedicar a uma dieta porque a ingesta de carboidratos foi muito maior do que precisava. Ganhei alguns quilos indesejáveis. Esse erro eu não cometo mais…


Graça Araujo da São Silvestre, especialmente para o blog das Irmãs Cordeiro.













36 comentários:

irmascordeiro disse...

Não sei nem como falar que alegria nos deu esse relato.

Esse blog tem uma história e capítulos como esse só engrandecem nosso canal de comunicação com o mundo que corre e bloga.

Muitíssimo obrigada Graça.

Sua São Silvestre foi linda e nesse ano quam sabe não faremos essa festa juntas.

Fiquei emocionada e radiante com seu relato. Com uma inveja boa também.

Pela primeira vez assisti a Corrida toda. Foi muito legal e você foi pé quente mesmo.

Um abração!
Mariana

Anônimo disse...

Graça,

O relato é ótimo e dá até vontade de participar da corrida. Mas, por enquanto, fico com as caminhadas com a brisa de Boa Viagem. Parabéns a você pela disposição e às irmãs Cordeiro pelo blog, que está muito bom. Beijão e feliz 2011 para todas.
Gisela Didier

Mônica Mirtes Cordeiro disse...

Graça,

que relato fantástico da São Silvestre!
Fiquei morrendo de vontade de ter estado lá, de ter sentido tudo isso que você, tão bem, descreveu.

Mas fique certa que em 2011 eu vou querer experimentar a sensação de correr a São Silvestre, e espero que na sua companhia e de outros amigos corredores de Pernambuco.

Valeu pela grande corrida. Depois nos mande dizer seu tempo para colocarmos no post.

Muito obrigada pela delicadeza de aceitar meu pedido para fazer o relato para nosso blog. Como Mariana falou, seu relato nos emocionou, e mais que isso, estreita a amizade e o carinho que temos por você.

Que 2011 nos traga muitas boas corridas e encontros.
E você... Boa sorte na caminhada rumo a sua primeira meia maratona, quem sabe no Rio, não é?

Beijo grande.
Mõnica Mirtes

Anônimo disse...

Graça,
Adorei o relato e as fotos. De fato, essa prova emociona muita gente, ela deve ser especial.
Lendo o seu relato, fiquei com vontade de participar da corrida em 2011. Parabéns!!!
Venha participar da CORRIDA DO GALINHO, dia 15 de janeiro. O percurso será pela BR232, de Bonança a Gravatá. Quem quiser poderá fazer o percurso alternativo de 14 km, a partir do Rei das Coxinhas.
Grande abraço!
Gilmar
http://fotocorridagilmar.blogspot.com/

Anônimo disse...

Oi Graça!

É mesmo muito estimulante o relato da sua experiência. Eu, até agora, quando tinha vontade de começar a correr, sentava e esperava a vontade passar, assumo o compromisso com vc, Mônica e Mariana de correr a próxima São Silvestre. Prometo!!

Beijos!

Ana Valéria

Julio Cordeiro disse...

Graça,
Parabéns pelo relato e pela grande corrida.
A São Silvestre realmente é uma prova inesquecível.
Abraços,
Júlio Cordeiro

Dani disse...

Oi Graças e irmãs Cordeiro,

Concordo plenamente com tudo que foi tudo.

Participar da SS é uma emoção inigualável e como já havia dito, todo corredor deve participar pelo menos 1x na vida se conseguir, é claro, e não quiser voltar mais, pois certamente ficará com vontade de voltar.

Parabéns Graças!!!

Bjos,
Dani
www.correndoemagrecendo.blogspot.com

Andreia Miron disse...

Graça, um belo relato de uma grande corrida. Você é uma danada mesmo! Parabéns!!!

Mariana e Mônica, grandes conquistas em 2011 sei que virão e vocês registrarão aqui, com os relatos gostosos de se ler. Desafios e vitórias sempre!
Abraço a todas.

Andreia Miron

BALEIAS disse...

Olá amigas Baleias de Pernambuco. Que correspondente de qualidade o blog mandou para a SS. Se tivessemos sabido antes ela não nos escaparia. Procuramos muito os pernambucanos na prova, pois sempre buscamos os amigos de nossos amigos. Uma pena, teríamos um enorme prazer em agraciá-la com a comenda Baleias. A SS é tudo isso que ela falou e se as Irmãs Cordeiro se animarem, terão a companhia dos amigos Baleias em 2011. Fala com o Júlio para trazer toda a família para SP. Grande abraço à correspondente que com muita Graça trouxe as emoções da mais incrível prova brasileira. E um abraço mais forte ainda às amigas Mariana e Mônica que muito nos honram com o carinho sempre demonstrado conosco. Miguel Delgado e Equipe Baleias.

Anônimo disse...

Graça, sou a mãe das irmãscordeiro, com muito orgulho. Hoje, estou no blog para enviar os meus parabéns a você que com muita disposição enfrentou e concluiu a Corrida de Sâo Silvestre.
Admiro quem corre sabendo admirar e enaltecer a paisagem do percurso. E isso você descreveu com muita propriedade. Um feliz 2011 e muitas corridas de sucesso, emoção e bem-estar. Dulce lima, Tabira, PE

Anônimo disse...

Parabéns a nossa amiga Graça Araujo, me senti representado na São Silvestre. O relato feita pela mesma foi brilhante, chega até emocionar
Graça, mais uma vez parabéns pela determinação.
Grande abraço do amigo Valdir

E disse...

oi, meninas!!!

um relato maravilhoso, rico em detalhes!

eu corri a prova, ao lado de amigos de minha querida equipe Baleias! e com as palavras de Graça, me senti mais uma vez percorrendo as ruas de sampa!

a subida da brigadeiro é bem tranquila mesmo! dá pra subir sorrindo!
e a festa é incrivelmente bela, animada, divertida!

parabéns, Graça!
fotos lindas!

bjs
http://elismc.blogspot.com

Anônimo disse...

Graça,
O seu relato da São Silvestre foi simplesmente incrível! Fiquei com uma vontade danada de estar lá com você. Quem sabe na próxima não iremos todas juntas? O que vocês acham meninas?

Parabéns pela grande conquista!

Um grande abraço,
Kátia

Anônimo disse...

Mariana

Foi um prazer colaborar com o blog que colabora tanto comigo.
Você me deu a oportunidade de fazer um registro que, sem o seu pedido , ele não teria sido feito.

abraços

Graça Araujo

Anônimo disse...

Gisela Didier,

Caminhadas são um bom começo Biribi

Feliz 2011 pra você também.

Graça Araujo

Anônimo disse...

Mônica

Pode dar como certa a minha companhia, caso você decida ir à São Silvestre no ano que vem.

O tempo da corrida ainda não foi divulgado. Assim que sair eu te informo.

beijos

Graça Araujo

Anônimo disse...

Gilmar

Estarei esperando você no pelotão pernambucano da SS 2011.
Convite aceito para a CORRIDA DO GALINHO, dia 15 de janeiro.

abraços

Graça Araujo

Anônimo disse...

Oi Ana Valéria

Você vai adorar participar da corrida Ana. Se quiser companhia para os treinos é só me chamar.

Beijos

Graça Araujo

Anônimo disse...

Júlio Cordeiro

Obrigada Júlio.Você é um grande incentivador e exemplo a ser seguido!

abraços

Graça Araujo

Anônimo disse...

Dani, boa tarde

Obrigada Dani. Nos encontraremos no final do ano na Av. Paulista em outro lugar , se o percurso for mudado.

Beijos

Graça Araujo

Anônimo disse...

Oi Andreia Miron

Obrigada Andreia!

Beijos

Graça Araujo

Anônimo disse...

Miguel e Equipe Baleias

Espero encontrar vocês na próxima SS e pegar minha comenda.

Beijos

Graça Araujo

Anônimo disse...

Dulce , boa tarde

Obrigada pelo incentivo.

Beijos

Graça Araujo

Anônimo disse...

Elis, boa tarde

Valeu Elis! Nos veremos na largada da SS número 87.

Beijos

Graça Araujo

Anônimo disse...

Oi Katia

Será um prazer correr com você. Obrigada pela atenção!

Beijos

Graça Araujo

Anônimo disse...

Valdir , meu amigo

Obrigada pelo incentivo e pela torcida.

Beijos

Graça Araujo

Cristiane Rocha/Sampa disse...

Parabéns Mirtes, Graça e irmãs!
Pelo simpatico blog e pela coragem dos 13km+2km de brigadeiro (ou brigadeirão? comeram depois?? rsrsr).
Por enquanto eu estou nos 5k. Quem sabe para a proxima S.Silvestre eu serei a "proxima vitima" preparada para acompanhar voces.
Um grande beijo e saudades das 2

Anônimo disse...

Cri...

Você conseguiu postar sem ser anônima...Parabéns!! A SS você tira de letra!! Bom saber que o blog das Irmãs Cordeiro tem uma seguidora direto de SP. Tô com o maior orgulho. Beijo
Gisela Didier

Cri Rocha/Sampa disse...

Meninas do Blog e Gi,
Que legal tudo isso!
Nada como ter amigos e na mudança de vida, na mudança de atitude (corridas e quetais) e na mudança das linguagens da vida (o que a tecnologia fez com as cartas ? que jamais foram ridículas...) a gente manter e alimentar essas relações de carinho e amizade independentemente do tempo e da distancia. Sejam 15km (SS) ou 2800km(Recife-Sampa).
Continuem incentivando!! Muito legal!
"Quero mais saúde" ja diria a maga Rita Lee!
Bjaum em todas

irmascordeiro disse...

Cri,

saudades...Queremos sua companhia na próxima SS!! Vá se preparando, como bem disse Graça, só o treino é fundamental...
Eu e Mariana, também, só nos aventuramos em provas de 5 e 10 km, mas temos um ano para irmos aumentando estas distâncias.
E a graça das corridas é terminar com alegria, superar nossos limites,o encontro com os amigos e não marcas, tempos e etc... Estamos pensando que em 2011 teremos uma big delegação de Pernambuco pelas ruas de São Paulo correndo, e você já está na minha lista.
Obrigada pela visita ao blog... E que legal ter você nos seguido aí de Sampa. Sempre estamos postando nossas corridas no Recife na companhia dos amigos, será um prazer lhe ver por essas páginas.

Beijo grande
Mônica Mirtes

irmascordeiro disse...

Hei, Didier!!

É sempre muito bom ver seus comentários em nosso humilde blog.
E que tal evoluir das caminhadas em Boa Viagem para um trotezinho leve, e depois uma corridinhas?
Tempos depois... tá você querendo ganhar de mim, rsrs.
Beijo.
Mirtes

irmascordeiro disse...

Oi Cris. Valeu a visita. Este blog tem a façanha de aproximar as pessoas e mesmo não a conhecendo pessoalmente desde já agradeço a sua simpatia em entrar, ler e comentar. Graça, Joelma, Katia eu e Mônica fizemos algumas provas juntas, e foi muito legal. Mas bem que poderíamos fazer um treino ou um revezamento com você, Gisela, Ana Valéria, Dineide e depois transformá-lo em um post. Pense nisso! Abração! Mariana

Cri Rocha/Sampa disse...

Oi Meninas,
Apesar de ser santista, torcer eventualmente para o Corintians (rsrsrs) e morar aqui, me inclua na delegação pernambucana porque terei o maior orgulho de ser parte dela.
Vou criar coragem para SS de 2011.
Obrigada tambem pelo incentivo.
Bjaum em todas

irmascordeiro disse...

Eita, Cri!!
Pensei que você tinha nascido na terrinha. Mas não abrimos mão de sua participação na nossa delegação.
E como andam os treinos? Eu, por agora, estou no estaleiro. Cuidando de dores no joelho... Mas vou ficar legal pra voltar a correr. E espero que em junho dê pra eu participar da Maratona de São Paulo, no percurso de 10 km. A prova acontece no dia 19/06. Já estou inscrita!!
Beijo grande
Mirtes

Corredora Pernambucana disse...

Graça, parabéns!!!òtimo relato, muito inspirador e muito bem lembrado: nenhuma experiência é igual a de ninguém...cada um com sua expectativa e realização...quem sabe fim de ano eu não vá...rsrs....

Unknown disse...

Fiquei emocionado ao ver o realato da grande corredora e maratonista amiga Graça Araujo. DEUS TE ABENÇOE!